sábado, 8 de janeiro de 2011

Raízes Culturais



               “O futuro nasce do passado e deve ser utilizado  para o crescimento no presente em direção ao futuro!”

        Ao falar sobre Raízes Culturais, inevitavelmente precisamos voltar ao passado. Não como forma de saudosismo apenas ou uma breve recordação e sim para ser utilizado como forma de crescimento no presente em direção ao futuro.
É preciso conhecer o inicio de tudo para entendermos as mudanças comportamentais que ocorrem no presente e que ocorrerão no futuro.
        Precisamos lembrar que somos um somatório de resultados que estão fundamentadas nos nossos antepassados: pais, avós, bisavós.....
        Por isso que Raízes Culturais tem a ver com identidade. E, sem dúvida alguma, o suporte fundamental da identidade é a memória, que serve de mecanismo de retenção de informação, conhecimento e experiências que vão sendo acumuladas durante a nossa existência.
        E a partir do momento que você compreendeu a sua identidade através do olhar retrospectivo da sua vida, será possível responder aos questionamentos que Raízes Culturais nos proporciona como forma de descoberta: quem sou eu?
        A resposta desta pergunta nos leva diretamente a formação da nossa personalidade. Que pode ser entendida como o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir.
E ao fazer esta análise você vai perceber que muito de você é a sua mãe, seu pai, seus avôs; ou seja: o seu passado.
        Este princípio é considerado como identificador, pois ajuda a identificar comportamentos aprendidos, adequados ou não, e a tomar consciência da situação real do mundo, com seus desafios e gratificações, bem como indica formas de engajamento positivo.
O Amor-exigente, não propõe mudarmos nossas raízes culturais, mas entender as mudanças que estão ocorrendo, aceitando as positivas e rejeitando as negativas, lembrando sempre que o respeito e a honestidade nunca vão cair de moda.
        No próximo Natal na minha casa o pinheirinho não vai ter bolas ou outros enfeites. No próximo Natal o pinheirinho na minha casa vai ter fotos dos meus pais, irmãos, avós, bisavós, tios e tias, primos e primas. Assim, enquanto a árvore for montada muitas histórias serão contadas para o meu filho sobre o meu passado e o passado daqueles que são parte da vida dele. Ou seja: Raízes Culturais.
        Talvez esta seja a melhor forma de manter a minha identidade e jamais esquecer realmente quem sou eu. Assim estarei ajudando o meu filho a compreender a sua identidade e forma a sua a personalidade.
        Que em 2011 possa ser o ano da nossa descoberta. Da descoberta do nosso eu verdadeiro. E lembrando uma passagem na Bíblia onde João 8:32 escreve:"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”; sejamos livres através da verdade que Raízes Culturais quer nos mostrar.

Sérgio Carlos de Oliveira – Serginho
Coordenador Regional do Amor-Exigente em Santa Catarina