sexta-feira, 1 de junho de 2007

Princípio do Mês de Junho - Comportamento

Comportamento

“O comportamento dos pais afeta os filhos e o comportamento dos filhos afeta os pais”.

No mês de Junho lidamos com o principio que pode ser definido como o alicerce de aplicação da filosofia do Amor-Exigente.
Digo isto uma vez que nos grupos de Amor-Exigente, o que mais destacamos é a necessidade de mudança de comportamento frente à conduta indesejada dos nossos filhos. Veja bem que eu não coloco a expressão “dependência”. E por quê? – Porque para nós no Amor-Exigente a droga não é o nosso foco principal e sim, o comportamento inadequado.
É bom que tenhamos sempre em mente este tipo de atitude, uma vez que o Amor-Exigente não é somente para aqueles pais que enfrentam o problema da drogadição em seus lares. Temos pais que enfrentam em suas casas filhos que possuem o mesmo comportamento de um adicto, sem usar nenhum tipo de droga. Chamamos isto de filhos que têm uma droga de comportamento.
E neste caminhar com o Amor-Exigente, notamos que o motivo principal que leva pais às reuniões é o fato do comportamento do seu filho chegou a um estágio que ficou insuportável a convivência harmônica no lar.
Os pais chegam a reunião com o firme propósito de tentar mudar o comportamento do filho problemático. É mais fácil para todos projetar no dependente a necessidade de mudança. Ele realmente precisa mudar, porém sozinho dificilmente conseguirá realizar esta mudança.
Temos que ter em mente que uma mudança no comportamento dos pais gera uma reação dos filhos e assim começam acontecer mudanças. Em vez de os pais reagirem à conduta inadequada dos seus filhos, estes é que irão reagir ao comportamento modificado dos pais.
E esta mudança de comportamento dos pais vai acontecer quando estes recuperarem a sua auto-estima, uma vez que as pessoas que enfrentam uma situação de grande desgaste emocional, como o caso de um dependente ou filho rebelde, normalmente enfrentam uma situação de baixa auto-estima. Isto acontece porque notaram que o seu amor não foi suficiente para tentar resolver o problema, levando-os a uma grande desmotivação em relação a vida.
Normalmente, a sociedade vê a conduta destrutiva dos filhos unicamente como uma conseqüência do comportamento dos pais e da educação recebida, culpando os pais pelo que está acontecendo com os seus filhos.
E o que nós nos grupos de Amor-Exigente precisamos mostrar aos pais é que eles precisam perceber que abriram mão de suas vidas para viver a vida dos filhos. Precisam rever seus conceitos, modificar os seus hábitos, comportamento e estabelecer limites para si mesmo e para os seus filhos.
Quando os pais conseguem resgatar a sua auto-estima, sentem-se fortalecidos para chegar para o filho problema e dizer: “Meu filho, te amamos muito, más não vamos mais aceitar o teu comportamento inadequado”. A partir deste momento, os pais estarão mudando as regras de um jogo onde somente eles estavam perdendo. É onde regras e limites começaram a ser impostos com muita serenidade, coragem e sabedoria.
E para finalizar, deixo esta mensagem para todos:

“É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos. Comece fazendo o necessário; depois, o que é possível, quando você se der conta, estará fazendo aquilo que julgava ser impossível de ser realizado”.


Sérgio Carlos de Oliveira
Coordenador Estadual do Programa do Amor-Exigente

Nenhum comentário: