sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Vamos dar as mãos, fazer um círculo e refletir!


Eu seguro a minha mão a tua e uno o meu coração ao teu
para que juntos possamos fazer aquilo que sozinho eu não consigo.



Quando falamos em grupo, a primeira idéia que nos vem a mente é uma reunião de pessoas que, normalmente, tem o mesmo pensamento, gostam das mesmas coisas ou partilham dos mesmos sentimentos.
Porém, mesmo convivendo em grupo, algumas pessoas num determinado grupo não partilham dos mesmos sentimentos e quando isto acontece, o sofrimento é inevitável.
Numa família, que é o objeto deste meu escrever, quando ocorre algo que quebra a corrente familiar e isto pode ser por vários motivos, a harmonia é quebrada é o estar junto passa a ser algo que só traz infelicidade.
E no mês de setembro par nós no Amor-Exigente, ao trabalharmos com o nosso principio, começamos a avaliação primeiro em nós e depois a família. É preciso começar em nós, por isto grupo de auto-ajuda, para que entendamos o processo do principio primeiramente em nós. A partir do momento que eu me encontro no principio é preciso que eu também consiga perceber a minha família no principio.
E quem me conhece sabe que gosto de trabalhar com estratégias para reforçar um principio ou fazer com que ele seja percebido claramente pelas pessoas. E como coloquei como titulo deste escrever, nada como um grupo de pessoas num círculo e de mãos dadas para levar uma idéia da importância de um grupo coeso na tomada de atitudes.
A idéia é a seguinte:

-Pegue umas seis pessoas diga para que elas dêem as mãos e façam um círculo. Note que elas farão um círculo e ficaram de frente uma com as outras, sem que você precise pedir. O que isto representa? Representa a necessidade de ficar de frente para que eu possa ver e conhecer quem está fazendo parte deste grupo ou círculo. E o estar de mãos dadas representa a união e força que precisamos para poder enfrentar todos os problemas que poderão advir. Estando de frente e de mãos dadas, significa que não esconderemos nada um do outro, permaneceremos unidos e as dificuldades serão bem enfrentadas. Uma família assim consegue permanecer unida e a busca da felicidade será o bem maior a ser conquistado.

-Agora, faça este grupo ficar da mesma forma só que sem as mãos dadas. Este é um grupo ou família onde as dificuldades conseguem mais facilmente entrar e abalar a harmonia. Embora elas estejam de frente uma das outras, ainda sim falta um elo que as ligue e possam enfrentar as dificuldades com muito mais força. Quantas famílias estão nesta situação?

-Agora, com o mesmo grupo, faça com que eles fiquem de costas um para o outro e de mãos dadas. Ainda assim continua sendo um grupo. Porém, é verdadeiramente um grupo ou algumas pessoas que resolveram dar as mãos? Quantas famílias vivem nesta situação? Vivem numa mesma casa, parece ser uma família (estão de mãos dadas), porém não se conhecem. É uma família onde o individualismo é mais forte do que o desejo de se conhecer para que possam se ajudar. Uma família assim, os problemas conseguem facilmente quebrar esta aparente união.

-Agora, com este mesmo grupo, faça com que eles fiquem em círculo, de costas um para o outro e sem as mãos dadas. É assim que chegamos ao Amor-Exigente. Perdemos o referencial do que seja verdadeiramente uma família. O sofrimento e a angústia tomaram conta de todos e ninguém mais se conhece, ninguém mais conversa e todos parecem estranhos convivendo dentro de uma mesma casa. Ao perdermos o referencial da nossa casa precisamos buscar outra referência. E é aí que entra o Amor-Exigente. É ai que entra o Grupo de Ajuda.

-Agora, para representar o que é um grupo de Amor-Exigente, faça com que as pessoas dêem as mãos, fiquem de frente uma para as outras e que cada uma coloque a sua mão no coração do outro e lembre da oração da serenidade: “Eu seguro a minha a tua.......”.

Também acredito que esta deveria ser uma reflexão para nós coordenadores, para que possamos olhar para os nossos grupos e perceber de que forma estamos vivendo e vivenciando o grupo. Como tem sido o nosso círculo?
Vamos viver a primavera e perceber na beleza das flores e o quanto Deus tem feito para que possamos perceber a beleza da sua criação.
Um grande e fraterno abraço amigos de cminhada.






Nenhum comentário: