sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Exigência na Disciplina!

Exigência na Disciplina!


A minha forma de estar no mundo, a minha postura
está diretamente relacionada com a minha disciplina.



Parece engraçado começar um texto dizendo que a forma como eu me encontro no mundo e a minha postura neste mundo está diretamente relacionada com a minha disciplina.
Sempre ouvimos dizer que disciplina e castigo andavam juntos e eram amigas inseparáveis. Como posso relacionar castigo com postura de viver?
É justamente ai que está à contradição.
Quando procuramos o significado do que seja disciplina, lá vêm “ordem imposta ou livremente consentida”, ordens conveniente e necessária ao funcionamento regular de uma organização, relações de subordinação com o mestre ou instrutor, observância de preceitos ou normas, ensino, instrução e educação; e o que mais gosto, que significa "aquele que segue”.
Por isso não vou levar em consideração castigo como sendo algo relacionado à disciplina ou puramente resumi-la à execução de tarefas e sim, como uma postura e a forma como eu estou no mundo.
Por isso que disciplina tem tudo a ver com o caráter e valores como à integridade e responsabilidade. Aliás, disciplina está diretamente relacionada com responsabilidade.
Percebam porque eu escrevi que disciplina tem a ver com a minha postura em relação ao mundo? É como eu me relaciono com o que está ao meu redor e, principalmente, comigo mesmo. Daí, a necessidade da responsabilidade com o que eu traço como objetivo ou meta para a minha vida.
Tom Chung – psiquiatra – diz que disciplina é uma força moral que leva o indivíduo a fazer o que tem de ser feito, independentemente da própria vontade e da emoção. Você tem uma visão sobre o que pretende realizar, define o que precisa fazer para conseguir seu objetivo, assume o compromisso com sua causa e simplesmente faz. Isso é agir com disciplina.
Por isso que falamos tanto em metas nas nossas reuniões de Amor-Exigente e a necessidade do compromisso com a sua realização. Quem não está comprometido e compromissado com a meta, dificilmente vai realizá-la. Dificilmente atinge os seus objetivos.
Vale lembrar que no Amor-Exigente o mais importante não é a velocidade com que você procura atingir os seus objetivos e sim a constância na realização dos objetivos.
E o mais interessante é que a exigência na disciplina pode ser uma ferramenta de crescimento. Sim, pois só conseguimos crescer quando estamos permanentemente buscando aprimorar-nos na busca dos nossos objetivos, e isto só é possível através da exigência na disciplina.
Porém, devemos tomar um cuidado para que não sejamos sabotadores de nós mesmos. A exigência na disciplina deve trabalhar a meu favor e não contra mim. É preciso conhecer os meus limites para que eu não imponha objetivos além do que eu realmente posso realizar. Lembram do nosso 3º Principio?
E quando eu percebo que a exigência na disciplina realmente é uma postura que deve começar em mim, a minha resposta à disciplina pode influenciar as outras pessoas. Principalmente aquelas que queremos influenciar primeiramente que são os nossos filhos.
O aprendizado da disciplina precisa acontecer em casa e não na escola ou na sociedade. O que o meu filho é em casa é o que ele vai ser na escola e na sociedade.
Alguns pais relacionando disciplina apenas com bom ou mau comportamento, quando não conseguem impor limites aos seus filhos procuram escolas que sejam o que eles não conseguiram ser e ainda dizem aos filhos: “agora tu vai ver o que é bom pra tosse. Esta escola é disciplinadora.” É claro que não vai dar certo.
A construção da cidadania precisa passar pela exigência na disciplina. E ela começa na nossa casa, na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso Estado e no nosso País. É preciso que haja uma cultura de disciplina.
O maior fracasso talvez seja recusar que precisamos ter uma postura de exigência na disciplina, uma vez que tal atitude pode transformar a realidade e tornar a nossa vida melhor de ser vivida.
Em provérbios (15:32) está escrito que “quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo...”. Eu gosto muito desta frase.
E para encerrar vou deixar uma frase interessante para ser refletida:

Uma coisa é fácil quando ela se ajusta a você.
Uma coisa é difícil quando você tem que se ajustar a ela.

Um grande e fraterno abraço amigos de caminhada.






2 comentários:

botado disse...

click over here r7f40a4t24 designer replica luggage replica bags from turkey 9a replica bags hermes fake u5b24l6c22 replica bags wholesale india replica bags forum replica gucci bag k1z94n1u56 replica bags 168 mall

Unknown disse...

replica bags london her explanation r6z07b2s95 joy replica bags review her comment is here o0r74v9u26 louis vuitton replica handbags 7a replica bags wholesale replica bags online shopping replica gucci v3b43q1q11 replica bags in china