sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Exigência na Disciplina!

Exigência na Disciplina!


A minha forma de estar no mundo, a minha postura
está diretamente relacionada com a minha disciplina.



Parece engraçado começar um texto dizendo que a forma como eu me encontro no mundo e a minha postura neste mundo está diretamente relacionada com a minha disciplina.
Sempre ouvimos dizer que disciplina e castigo andavam juntos e eram amigas inseparáveis. Como posso relacionar castigo com postura de viver?
É justamente ai que está à contradição.
Quando procuramos o significado do que seja disciplina, lá vêm “ordem imposta ou livremente consentida”, ordens conveniente e necessária ao funcionamento regular de uma organização, relações de subordinação com o mestre ou instrutor, observância de preceitos ou normas, ensino, instrução e educação; e o que mais gosto, que significa "aquele que segue”.
Por isso não vou levar em consideração castigo como sendo algo relacionado à disciplina ou puramente resumi-la à execução de tarefas e sim, como uma postura e a forma como eu estou no mundo.
Por isso que disciplina tem tudo a ver com o caráter e valores como à integridade e responsabilidade. Aliás, disciplina está diretamente relacionada com responsabilidade.
Percebam porque eu escrevi que disciplina tem a ver com a minha postura em relação ao mundo? É como eu me relaciono com o que está ao meu redor e, principalmente, comigo mesmo. Daí, a necessidade da responsabilidade com o que eu traço como objetivo ou meta para a minha vida.
Tom Chung – psiquiatra – diz que disciplina é uma força moral que leva o indivíduo a fazer o que tem de ser feito, independentemente da própria vontade e da emoção. Você tem uma visão sobre o que pretende realizar, define o que precisa fazer para conseguir seu objetivo, assume o compromisso com sua causa e simplesmente faz. Isso é agir com disciplina.
Por isso que falamos tanto em metas nas nossas reuniões de Amor-Exigente e a necessidade do compromisso com a sua realização. Quem não está comprometido e compromissado com a meta, dificilmente vai realizá-la. Dificilmente atinge os seus objetivos.
Vale lembrar que no Amor-Exigente o mais importante não é a velocidade com que você procura atingir os seus objetivos e sim a constância na realização dos objetivos.
E o mais interessante é que a exigência na disciplina pode ser uma ferramenta de crescimento. Sim, pois só conseguimos crescer quando estamos permanentemente buscando aprimorar-nos na busca dos nossos objetivos, e isto só é possível através da exigência na disciplina.
Porém, devemos tomar um cuidado para que não sejamos sabotadores de nós mesmos. A exigência na disciplina deve trabalhar a meu favor e não contra mim. É preciso conhecer os meus limites para que eu não imponha objetivos além do que eu realmente posso realizar. Lembram do nosso 3º Principio?
E quando eu percebo que a exigência na disciplina realmente é uma postura que deve começar em mim, a minha resposta à disciplina pode influenciar as outras pessoas. Principalmente aquelas que queremos influenciar primeiramente que são os nossos filhos.
O aprendizado da disciplina precisa acontecer em casa e não na escola ou na sociedade. O que o meu filho é em casa é o que ele vai ser na escola e na sociedade.
Alguns pais relacionando disciplina apenas com bom ou mau comportamento, quando não conseguem impor limites aos seus filhos procuram escolas que sejam o que eles não conseguiram ser e ainda dizem aos filhos: “agora tu vai ver o que é bom pra tosse. Esta escola é disciplinadora.” É claro que não vai dar certo.
A construção da cidadania precisa passar pela exigência na disciplina. E ela começa na nossa casa, na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso Estado e no nosso País. É preciso que haja uma cultura de disciplina.
O maior fracasso talvez seja recusar que precisamos ter uma postura de exigência na disciplina, uma vez que tal atitude pode transformar a realidade e tornar a nossa vida melhor de ser vivida.
Em provérbios (15:32) está escrito que “quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo...”. Eu gosto muito desta frase.
E para encerrar vou deixar uma frase interessante para ser refletida:

Uma coisa é fácil quando ela se ajusta a você.
Uma coisa é difícil quando você tem que se ajustar a ela.

Um grande e fraterno abraço amigos de caminhada.






Nenhum comentário: