domingo, 12 de julho de 2009

A Tomada de Atitude Exige Apenas Coragem? Não!

Tomada de Atitude Exige Apenas Coragem? Não!

Se a Tomada de Atitude exigisse apenas coragem, os medrosos jamais tomariam atitude. E isto não é verdade.

Então o que é preciso para Tomar Atitude?

O primeiro passo é você se perguntar?

-Eu estou feliz com a vida que estou levando?

A partir desta pergunta, dependendo é claro da resposta, você começa a se colocar no caminho da transformação.

Nós somos tão felizes quão felizes são os nossos relacionamentos e eu sou a única pessoa responsável pela minha felicidade.

Quando você não Toma Atitude, certamente os outros vão tomar por você. E aí, você fica refém do comportamento do outro.

Veja então, que muito mais do que coragem, o que nós precisamos na verdade é observar as nossas atitudes. Quando assim o fazemos, começamos a descobrir novos caminhos que, invariavelmente, nos darão a liberdade de escolha.

Tem uma frase de uma pensador austríaco que diz assim” A última das liberdades humanas está em poder escolher suas atitudes em qualquer circunstância”.

É preciso que olhemos para nós mesmos, uma vez que as nossas atitudes para com as outras pessoas é que vão determinar a atitude delas para conosco.

Quando você confie no que foi estudado no Amor-Exigente, no que foi aprendido, em você mesmo e em Deus, pode ter certeza de que você vai Tomar as Atitudes que precisa tomar para mudar a sua vida.

Tenha sempre em mente: quando você muda, as coisas mudam. Quando apenas os outros mudam, você apenas sofre as conseqüências.

Seja você o agente da sua felicidade. Não delegue a ninguém a decisão do que você vai fazer no presente e no que você vai ser no futuro.

São Francisco de Assis dizia a seguinte frase: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”.

É importante que você saiba que as grandes transformações ocorrem de forma microscópica.

Mais do que coragem, Tomada de Atitude exige planejamento.

Agora, se você ficar pensando como o outro vai reagir com a sua Tomada de Atitude, talvez você não tome nenhuma atitude. E quando você não toma uma atitude, na verdade você já tomou uma atitude: a atitude de fazer nada para melhorar o que você está vivenciando.

Então, onde entra a coragem?

Ela entra quando olhamos para o modo como estamos vivendo e nos damos conta que não queremos mais repetir os antigos comportamentos, tomo a decisão de ser o agente da minha vida sem viver em função de qualquer outra pessoa.

E uma coisa eu não tenho dúvida: a espiritualidade é uma aliada importante para quem quer tomar atitude.

Foi um prazer poder compartilhar este texto com todos os amigos do Amor-Exigente.

Sérgio Carlos de Oliveira

3 comentários:

Regina Folla disse...

Navegando pela internet encontrei esse blog. O interessante é que hoje eu conversando com meu marido sobre os problemas dele com a familia de que ele tanto sofre. Encontrei aqui muitas coisas que eu disse a ele no momento em que ele estava transtornado, e agora estou vendo que o que eu disse a ele, não estava nada errado. É o Amor Exigente!!!
Parabéns pelo blog!!!

Josi lima disse...

Estou participando do Amor Exigente há três semanas e já percebo o quanto as reuniões estão sendo importantes para mim e para minha familia. Fui convidada por minha irmã Ana, na tentativa de ajudar um nossos irmãos a abandonar o vicio da droga e da bebida. Mas vejo que está sendo importante pra mim como pessoa, irmã,mãe,esposa, educadora... Pretendo utilizar os textos nas reuniões de pais e mestres e divulgar o grupo. Agradeço a Deus por ter conhecido este grupo e rezo para que juntos, todos os participantes possam ajudar a melhorar o mundo em que vivemos! Abraços fraternos.
Josicler

chapisco disse...

Eu meu namorado brigamos muitos por coisa atoa.sou mto ciumenta e meu ciume me fas falas coisas erradas q machucam ele.quero sabe oq faze para muda meu comportamento e minha atitude.janiele