sábado, 24 de agosto de 2013

O que eu vi no XI Congresso de Amor-Exigente - Maceió
1ª Palestra - Quando Muda o Jeito de Olhar - Pe. Domingos Cunha

         A definição do tema do Congresso "Amor-Exigente: um caminho com qualidade de vida", já demonstrava que as palestras teriam um rumo que poderia deixar qualquer participante nutrido de informações que verdadeiramente colocam o programa como um diferencial na busca de qualidade de vida.
         É preciso entender que o programa não busca apenas solucionar o problema das drogas. Seria reduzir demais o alcance que o programa propõe para aqueles que nos procuram.
         Um caminho com qualidade de vida transforma o programa do Amor-Exigente numa proposta abrangente de mudança de comportamento.
         E a primeira palestra proferida pelo Padre Domingos Cunha "Quando muda o jeito de olhar", trouxe-nos realmente uma nova forma de olhar os usuários de drogas.
         A busca pelas drogas seria a busca em preencher um vazio que foi abrindo-se aos poucos e com o tempo tornou-se muito grande para suportar tanta tristeza.
         Na tentativa da busca de algo que consiga preencher o vazio que as coisas materiais não conseguiram preencher, a droga entra como se fosse algo que desse a segurança no preenchimento do vazio.
         Porém, onde está o problema também está a solução do problema.
         As drogas não são o problema. Elas são a causa de alguns problemas.
         Portanto é preciso entender o usuário e descobrir o que está causando o problema.
         Se focarmos apenas a droga, o problema, não vamos conseguir chegar ao ponto principal que foi o gerador na busca das drogas.
         Este vazio precisa ser preenchido de dentro para fora e não de fora para dentro.
         É preciso fazer com que a pessoa descubra as suas potencialidade e aconteça a verdadeira transformação que deve acontecer de dentro para fora.
         A espiritualidade ajuda a transcender a vida que estamos vivendo e contribui para viver uma experiência única e significativa com Deus.
         Então é possível afirmar que as drogas são um forma errônea de buscar algo novo que possa trazer um sentido para uma vida sem sentido para viver.
         O que deveria nos alimentar no caminho na busca da transcendência deveria ser a espiritualidade e não as drogas.
         Dai a grande tarefa dos coordenadores de grupos de Amor-Exigente fazer com que os pais, familiares e o dependente consigam visualizar além das drogas as qualidades de cada um e as potencialidades que vão resurgindo na mudança de comportamento.
         Quando eu mudo o meu jeito olhar para mim mesmo, o mundo também muda o seu jeito de ser.
         Quando as pessoas mudam o seu jeito de olhar para o dependente, não o vendo apenas como um usuário de drogas, abre-se a oportunidade de ver alguém que está buscando compreender-se e preencher um vazio de forma errada.
         Assim, o tema do XI Congresso de Amor-Exigente - "Amor-Exigente Um caminho com qualidade de vida", faz com que mudemos o nosso jeito de olhar.

Sérgio Carlos de Oliveira
Coordenador Regional em SC

Um comentário:

Analita P. Bossoni disse...

Sérgio! gostei muito da postagem :um caminho com qualidade de vida. Estamos juntos nesta batalha com este Amor-Exigente que nos preenche de orgulho e satisfação. Nosso grupo chama-se Vida de AE. Abraços.