segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Grupo de Apoio

O Grupo de Auto-Ajuda

“Ouvindo você notei que temos algo em comum: vamos dar as mãos e unir nossos esforços?”



Na reunião mensal de coordenadores sempre debatemos sobre o próximo principio que vamos trabalhar nas nossas reuniões.

Este debate serve para darmos uma unidade no nosso discurso e as formas de como poderemos transmitir o principio para que haja um melhor entendimento e assimilação por parte das pessoas que freqüentam o nosso grupo.

Há tempos eu venho refletindo sobre uma definição que melhor represente o que é um grupo de auto-ajuda e a sua importância para as pessoas que buscam ajuda no Amor-Exigente.

E a melhor definição eu busquei no que acontece nos grupos de acolhimento. Para quem não freqüenta reuniões de Amor-Exigente, o grupo de acolhimento é para aquelas pessoas que estão chegando pela primeira vez a uma reunião de Amor-Exigente.

Estas pessoas não se conhecem, vem de lugares e classes sociais diferentes e quando começam a falar sobre o que as trouxeram ao grupo, percebem o quanto têm de semelhança no que estão vivenciando e a forma como estão lidando com a situação.

Chegam a dizer:

-Só troca o endereço. A situação é a mesma que estamos vivendo.

Percebam que as pessoas se vêem umas nas outras. Que a situação que estão vivendo as torna iguais e que, por isto, precisam unir-se para pode ajudar-se.

E é ai que acontece algo extraordinário: enquanto alguém está falando sobre a vida dela eu a ouço e me vejo também na vida desta pessoa. Pois o que está acontecendo com ela também está acontecendo comigo. E certamente quando eu falar, também acontecerá isto com ela.

E neste dia da reunião, eu trabalhei a idéia do espelho com duas faces. Quando eu falo sobre o que me trouxe ao grupo estou me vendo no espelho. Porém o outro também está se vendo pelo outro lado do espelho. E quando o outro falar eu estarei me vendo do outro lado.

Percebam então que o grupo de auto-ajuda consegue fazer com que eu me veja no outro e este aproximar de encontros vai fazer com que haja uma união de esforços traduzindo na mutua-ajuda.

Daí o sentido da oração da serenidade: “Eu seguro a minha a tua e uno o meu coração ao teu para que juntos possamos fazer aquilo que sozinhos não conseguimos.”

E no grupo de auto-ajuda as pessoas têm a oportunidade de ser o que elas são. Sem a necessidade de esconder os seus sentimentos, frustrações, tristezas, angustias; ou seja, podem ser verdadeiras sem o medo do julgamento. Até porque, a verdade liberta.

Por isso gosto muito de trabalhar no grupo de acolhimento. E sempre que fico no acolhimento procuro levar alguém que já está a mais tempo no grupo para que ela tenha a oportunidade de lembrar quando também chegou pela primeira vez. Assim, estou proporcionando a reflexão sobre o quanto ela evoluiu nas reuniões.

Cabe a nós, coordenadores de grupos, conseguir fazer com que as pessoas percebam a importância do grupo no resgate da identidade perdida com a codependência.

Por isso o programa do Amor-Exigente é cativante e contribui para o crescimento pessoal e nos ajuda perceber a importância da união de esforços para a construção da cidadania.

Nenhum comentário: