sábado, 17 de março de 2007

Ainda Bem Que os Meus Recursos São Limitados!

Parece até engraçado alguém começar a escrever expressando no título um alívio justamente em um assunto que, normalmente, não gostamos de tocar e que, seguidamente, ultrapassamos.
Por mais engraçado que possa ser, é justamente no momento que percebemos que os nossos recursos emocionais, financeiros e de saúde são limitados, é que começamos a dar o primeiro passo para uma vida realmente vivida.
Eu gosto de dizer que a percepção dos limites, não deve ser encarado como um fracasso ou como limitador na nossa vida, ao contrário, a noção do limite é como uma bússola que nos ajuda a encontrar o caminho a ser percorrido.
Imagine-se num deserto onde não haja nada como parâmetro para você se guiar. Certamente você vai sentir-se perdido e começa a sofrer por não encontrar algo que possa servir de guia. Nestes momentos, uma bússola poderá ser a sua salvação.
Pois exata noção de até onde podemos ir, em relação aos nossos limites emocionais, financeiros e de saúde, é a certeza de que não haverá sofrimentos.
Quando ultrapassamos os nossos limites financeiros, tentando ser o que não podemos ser, perdemos a noção e o endividamento vai fazer com que você viva de empréstimos.
Porém, comparado com o emocional, viver de empréstimos é insignificante e suportável, mesmo que possa te dar uma gastrite. Ultrapassar os limites emocionais causa muito mais estragos na vida de qualquer pessoa, uma vez que este ultrapassar emocional vai influenciar diretamente no modo como passaremos a viver a nossa vida e a sua influencia direta na nossa saúde.
O emocional esta relacionado ao amor, carinho, afeto, amizade, paixão e outros sentimentos ligados direto ao coração. E aí, as chances do sofrimento são bem maiores levando-nos, invariavelmente, a comprometer a nossa saúde.
Quando pensamos na nossa família, por exemplo, principalmente em relação aos nossos filhos, supor que os nossos recursos sejam ilimitados, encoraja-os a levar uma vida irreal com influencia negativa sobre o comportamento.
Por mais que consideremos que o amor dado aos nossos filhos seja incondicional, não podemos jamais perder a noção de que algo em troca de nada tem exatamente o valor de nada. E você pode ter a certeza de que, quanto mais você der aos seus filhos, mais eles vão considerar que têm o direito a mais e mais. E se um dia você não der algo, eles vão considerá-lo mesquinho e vão fazer de tudo para puni-lo por não ter ganhado o que desejavam.
Por isso, eu não tenho a menor dúvida de que a clara noção dos nossos limites pode ser a nossa salvação mental e física.
Por certo, um dia você ainda vai dizer:

-Ainda bem que os meus recursos são limitados.

Nenhum comentário: