domingo, 1 de abril de 2007

A Juventude!

A Juventude

A juventude não é um período da vida; é um estado de espírito, efeito da vontade, qualidade, imaginação, intensidade emotiva, vitória da coragem sobre a timidez, do gosto pela aventura.
Ninguém envelhece por ter vivido certo numero de anos, mais por ter abandonado o ideal. Os anos enrugam a pele; renunciar ao ideal enruga a alma.
Somos tão novos quanto a nossa fé; tão velhos quanto a nossa dúvida. Tão novos quanto a confiança que tivermos em nós mesmos; tão velhos quanto for grande o nosso desânimo.
Seremos jovens, enquanto formos receptivos ao que é belo, bom e grande; receptivos à mensagem da natureza, do homem, do infinito.
Se algum dia o nosso coração for mordido pelo pessimismo ou corroído pelo cinismo, que Deus tenha piedade de nossas almas de velhos!
As forças da alma bem utilizadas podem prestar-nos relevantes serviços para o prolongamento da vida e da juventude. É a sugestão mal aplicada que a encurta.
Chegando a certa idade, intoxicamo-nos com a idéia de um fim próximo; perdemos a fé em nossas forças, e estas abandonam-nos. Então a velhice precoce assalta-nos e sucumbimos sob a auto-sugestão prejudicial. Ora tratemos de viver da auto-sugestão, em vez de por ela morrer. Tenhamos diante dos olhos os numerosos exemplos que existem, de longevidade sadia e robusta. Não nos detenhamos nas doenças de nosso órgãos, mas habituemo-nos a ter confiança em nossas forças físicas e intelectuais, na memória na aptidão para a conversa e o trabalho.... E aprendamos a sorrir para encontrar na vida aquele ângulo de alegria que toda dor contém.


Gen. Douglas Ma Arthur.

Nenhum comentário: