domingo, 29 de abril de 2007

A Natureza e o Aprendizado!

A Natureza e o Aprendizado!

Cada vez que faço a espiritualidade no grupo da família no Amor-Exigente, procuro ressaltar a importância de reservarmos um momento do nosso dia para refletirmos sobre a nossa vida e forma como estamos levando-a.
E nesta Páscoa eu tive a oportunidade de dedicar um tempo maior do que normalmente eu disponho para refletir um pouco mais sobre algo que instiga o meu viver: o entendimento da dor.
Não a dor de um ferimento, e sim a dor de estar vivenciando um momento de grande dificuldade.
E ai, olhando pela janela da minha casa, a natureza me oferece um argumento para a minha reflexão: uma borboleta.
E a partir da metamorfose da borboleta e buscando mais fatos na natureza que estivesse relacionado à minha reflexão, eu encontrei grandes contribuições.
Para quem está passando por um momento de grande dor como, este momento é algo que transforma a vida de tal forma que, por vezes, parece que é o fim. Há momentos que você não consegue enxergar uma saída e chega a pensar que está sendo castigado por alguma coisa que tenha realizado. E este castigado, na maioria dos casos, acha-se que vem de Deus.
A borboleta para chegar à aparência de borboleta, linda e colorida, precisa passar por alguns momentos nada interessantes. Para chegar a embelezar os nossos dias, o voar desta libélula encantadora precisou passar pelo estágio da lagarta e do casulo, que são os estágios nada agradáveis da borboleta. No último estágio, do casulo, ela ainda vai precisar fazer força para sair e desfrutar da liberdade.
Sabe aquele pássaro lindo a cantar nas manhãs ensolaradas querendo transformar o nosso dia. Para que ele chegasse a ter esta plumagem colorida e vistosa precisou passar pela morte do ovo, que, aliás, não tem um odor nada agradável, e no último estágio do ovo também precisou fazer esforço para quebrar a casca e sair do seu casulo.
Percebe-se que na natureza, o lindo e maravilhoso para chegar no estágio final da sua beleza, aquela que vemos e ficamos maravilhados precisou passar por momentos de grandes dificuldades.
Na verdade é o momento do aprendizado. É o estágio da compreensão de que a dor da transformação é a preparação para algo muito lindo que esta por vir.
Trazendo este momento de aprendizado e transformação para o nosso viver, vamos perceber que muitos dos pais que freqüentam as reuniões de auto-ajuda, antes de passar pelo que estão passando, não sabiam o quanto de força tinha guardado que somente veio à tona no momento em que se viram na dificuldade e buscaram ajuda.
E o aprendizado do momento de transformação é perceber a dor não como problema, desgraça ou castigo, e sim como oportunidade.
Grande parte, se não a maioria, dos coordenadores de grupos de Amor-Exigente, um dia chegaram à reunião com o coração em pedaços e a dor adicionada por um sentimento de culpa muito grande os deixava sem ver um caminho de luz que desse um alento a esta dor. Chegaram pela dor e ficaram pelo amor.
A percepção de que poderia ser uma excelente oportunidade para o aprendizado, os transformou em pessoas maravilhosas que hoje estão ajudando para que outros percebam a dor como o momento para transformação.
E neste momento de grande dor, imaginamos que Deus nos tenha abandonado a qualquer sorte. Ora, Deus na sua imensa sabedoria e bondade jamais nos abandonaria. Primeiro, por conhecer a cada de um de nós, Ele vai nos dar um aprendizado na medida em que podemos carregar e passar, pois sabe o quanto de força temos guardado e que vamos descobrir com este aprendizado.
E cada vez que paramos para pensar sobre estas oportunidades que temos de aprendizado, mais vamos perceber que Deus realmente não escolhe os mais capacitados, mas capacita os seus escolhidos.
Ao olharmos a natureza vamos perceber que tudo caminha para tornar-se belo aos olhos de Deus.
A oportunidade nos é dada todos os dias para que possamos alçar o vôo da liberdade e transformarmos-nos em pessoas maravilhosas que vão transformar a vida de outras pessoas, uma vez que aprenderam que a dor é uma oportunidade e não uma desgraça.
Reserve momentos na sua vida para reflexão e pratique a espiritualidade. Não esqueça: serenidade só vem através da pratica da espiritualidade.

Um grande e fraterno abraço.


Sérgio Carlos de Oliveira
Coordenador do Programa do Amor-Exigente em SC

Nenhum comentário: