domingo, 3 de junho de 2007

A Coragem de Ser Você Mesmo.



A Coragem de Ser Você Mesmo.


“Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”
Gonzaguinha


Como eu escrevi no meu blog http://amor-exigentesc.blogspot.com/, o princípio do mês de Junho - Comportamento - é no meu ponto de vista a base fundamental do programa.
E ao falarmos sobre comportamento, invariavelmente, estamos falando de psicologia. Grande parte das pessoas tem o seu comportamento pautado no comportamento das outras pessoas.
Se você é assim comigo, eu serei assim com você. Ou seja, o meu comportamento vai depender do teu comportamento. Ora, quando usamos este tipo de "estratégia", passamos a ser o que os outros querem que sejamos.
A partir dai, você perde a sua identidade. Eu gosto de relacionar isto com uma carteira de identidade sem foto. Você tem um registro, mas não tem uma imagem que a defina e, o que é bem pior, não tem personalidade.
Comportamento e personalidade andam juntos lado a lado. O que nos dá integridade ética e moral é o nosso comportamento e a nossa personalidade.
Um dia andando de ônibus vi o adesivo que o cobrador colocou que dizia assim: o meu comportamento depende do seu. Você percebe que este cobrador não tem personalidade. Depois de um dia inteirinho de trabalho e conviver com vários comportamentos, ao chegar em casa ele não vai saber mais quem ele é na verdade.
E o outro aspecto fundamental do comportamento, são aquelas pessoas que vivem querendo agradar os outros.
Querendo agradar os outros, infelizmente em alguns momentos precisamos desagradar a nós mesmos. E isto acontece muito em nossos lares. Por vezes, nos nossos lares vivemos uma perda de identidade muito grande em virtude desta forma de comportamento.
Geralmente é a mãe que abre mão de várias coisas tentando agradar a todos dentro de casa. E quando o comportamento desta mãe altera-se num determinado momento, alguém vai dizer:

-Nossa mãe, como você está estressada.

Eu arriscaria dizer que 99% das pessoas que buscam um grupo de auto-ajuda, o fazem na tentativa de querer mudar o comportamento de alguém. Buscam visando, único e exclusivamente, em virtude de alguém. Se este alguém melhora, logo afastam-se do grupo.
E a decepção começa quando alguém as diz que, para que o outro mude é precise que eu mude.
-Ora, eu não preciso mudar. Quem tem que mudar é o outro que me trouxe até aqui. Eu não tenho nada. O problema é ele e não eu.

E este é o primeiro passo para a perda da identidade e do sentimento de culpa. Não conseguindo mudar o comportamento do outro através do amor, invariavelmente os pais começam a perguntar onde erraram. Acreditavam que o amor seria o suficiente para criar a sua família sem problemas. Que dando tudo o que os filhos desejassem não aconteceria nada que viesse a transformar a família no horror que está acontecendo.
Por isso, o 6º Princípio – Comportamento – é um despertar da nossa integridade ética, moral e de personalidade.
É preciso que os coordenadores de grupos de Amor-Exigente tenham a clareza do que este Princípio é para o nosso programa. Não querendo é claro menosprezar nenhum dos nossos princípios, até porque todos possuem a sua importância e estão interligados.
Eu falo da importância, pelo que está envolvido no aspecto do comportamento como a codependência e o sentimento de culpa e o que isto acarreta nas pessoas.
Tentar viver a sua vida a partir da vida do outro é algo que pode levar qualquer pessoa a vários tipos de doenças. Principalmente se o outro está vivendo um processo doentio como o uso de drogas.
Viver é ter a coragem de ser o que você é e, principalmente, o que você deseja ser. Acredito que este é o primeiro passo para viver uma vida sadia.
Chega de ser uma carteira de identidade sem foto. Vamos colocar a nossa foto e ter a dignidade de ser verdadeiramente o que somos.
Que possamos encarnar o princípio deste mês e vivê-lo na sua integralidade. Chega de ser meio e metade. Vamos ser inteiros e verdade.

Um grande e fraterno abraço amigos de caminhada.


Sérgio Carlos de Oliveira
Coordenador do Programa do Amor-Exigente em Santa Catarina





3 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito de ler o que vc escreve pois tem sido de grande utilidade
Vou divulgar o seu Blog para que outros amigos do AE possam conhece-lo
Abraços
Paulo AE São José dos Campos/SP

Unknown disse...

Muito bom seu blogger, sempre leio seus textos e me são muito uteis.
Célia AE Santo Amaro SP

Karen Callado disse...

Sérgio, acabei de criar um blog do AE de Rio Claro e estou me baseando nas experiências do seu, que é excelente!

Obrigado pela inspiração...
Grande abraço