sábado, 7 de julho de 2007

A Tomada de Atitude Precisa Começar Comigo!

Quando eu penso em Tomar Atitude a partir de você, eu quero mudá-lo e me frustro!
Quando em penso em Tomar Atitude a partir de mim, eu mudo e me sinto realizado!
Serginho.


Na última reunião no grupo de São José-SC, onde eu coordeno, fizemos um grupão com todos os participantes e abrimos à palavra para que todos colocassem sobre o aprendizado do 6º Principio – Comportamento.
O que se percebeu é a dificuldade que as pessoas têm em mudar o comportamento. E foi a partir de uma declaração que eu pensei em começar a falar sobre o 7º Princípio - Tomada de Atitude.
Esta senhora falou assim:

-Sabe Serginho, a maior dificuldade que eu tenho em mudar o meu comportamento e até de tomar uma atitude, é não saber como o meu filho vai reagir.

Esta senhora resumiu a grande dificuldade que as pessoas têm em tomar uma atitude: não saber como o outro vai reagir. E por não saber como vai ser esta reação ficamos, por vezes, paralisados sem saber o que fazer. Só que o problema não fica paralisado, ao contrário tende a aumentar tornando a solução cada vez mais complicada.
O programa do Amor-Exigente diz que o ponto de partida deve ser eu. Ele começa em mim para então expandir-se.
Ora, então à Tomada de Atitude deve ser levada em conta a partir do que EU estou sentido em relação ao que está acontecendo. E talvez a grande pergunta que devemos fazer a nós mesmos e que deverá encorajar-nos à Tomada de Atitude deve ser esta:

-Eu estou feliz? A vida que eu estou vivendo está me fazendo feliz? As relações que eu estou vivenciando então me fazendo feliz?

É por isso que o ponto de partida do Amor-Exigente sou eu. Como posso dar ao outro o que eu não tenho? Como posso cobrar do outro aquilo que eu não tenho?
Quando nos damos o devido tempo para a reflexão sobre as nossas atitudes e o quanto nos deixamos levar pelo comportamento dos outros, percebemos que não somos mais os autores de nossas vidas e que passei a ser o que os outros querem que eu seja.
Eu diria que a Tomada de Atitude exige de nós, primeiramente, que tenhamos uma atitude positiva em relação a nós mesmos, uma atitude corajosa e, acima de tudo, perseverança.
Tomar uma atitude positiva é saber reconhecer que você está passando por uma situação difícil, não negar o sentimento ou os sentimentos negativos que a situação lhe traz, não julgar ou condenar o outro e, o mais importante, não se deixar tomar pela culpa ou pelo ressentimento.
Tomar uma atitude corajosa é ter a plena consciência de que devemos ser os autores de nossas vidas e que temos o poder e a obrigação de transformar as nossas experiências negativas em aprendizado em busca da felicidade.
Tomar uma atitude corajosa é poder dizer, após uma profunda reflexão:

-Meu filho, o papai e mamãe te amam muito, porém não vamos mais aceitar o teu comportamento inadequado.

Quando assumimos o controle da nossa vida com amor, humildade e exigência vamos perceber que temos as nossas limitações e que também temos a coragem de pedir ajuda.
Quando chegamos pela primeira vez numa reunião de Amor-Exigente, já estamos demonstrando que temos a humildade de buscar ajuda e a coragem pra abrir o coração e dizer o que nos trouxe à reunião.
É preciso ter em mente que quando queremos tomar uma atitude a partir do outro, inevitavelmente vem o medo de errar, o medo do fracasso, o medo de como o outro pode reagir, o medo, o medo e mais medo.
Ao olharmos para nós mesmos, o que denota uma atitude positiva, vamos perceber que não nascemos do jeito que somos hoje. As nossas atitudes não nasceram com a gente, foram aprendidas, foram desenvolvidas ao longo da nossa vida. E isto foi influenciado no nosso comportamento.
Qual é o lado positivo disto? Bom, se o meu comportamento foi uma seqüência de aprendizados, isto quer dizer que a minha atitude também pode ser alterada por meio do aprendizado também.
A Tomada de Atitude exige que tenhamos a consciência do momento presente, uma responsabilidade pela realização dos seus sonhos e integridade pessoal.
Agora, o principal combustível na Tomada de Atitude é, sem sombra de dúvidas, a perseverança.
Por isso que para o Amor-Exigente a velocidade não é tão importante quanto à perseverança na busca dos objetivos.
É preciso que eu esteja comprometido e compromissado com os objetivos traçados e definidos na minha Tomada de Atitude, para que o sucesso seja uma conseqüência do meu próprio esforço.

Um grande e fraterno abraço amigos de caminhada.

Sérgio Carlos de Oliveira
Coordenador do Programa do Amor-Exigente em SC

Nenhum comentário: